design

Desing…desing…desing…um termo extremamente usado nos últimos anos. Achar um significado…difícil tentar explicar e acabar falando demais…dizer pouco, e deixar passar palavras que fazem parte do seu ambrangente significado. Acho que hoje em dia a palavra design por si só, já se explica, e dependendo da profissão e anos de vida, cada pessoa tem seu próprio conceito. Por exemplo, um blog para mim, é puro design desde sua criação até as fotos que são postadas todos os dias.

Design ou desenho industrial é a idealização, criação, desenvolvimento, configuração, concepção, elaboração e especificação de algo direcionado para o uso. Essa é uma atividade estratégica, técnica e criativa, normalmente orientada por uma intenção ou objetivo, ou para a solução de um problema. Exemplos de coisas que se podem projetar incluem muitos tipos de objetos, como utensílios domésticos, vestimentas, máquinas, ambientes, serviços, marcas e também imagens, como em peças gráficas, famílias de letras (tipografia), livros e interfaces digitais de softwares ou de páginas da Internet, entre outros”.

Uma importante preocupação do design é unir a forma e a função desse objeto, e como ele se relaciona com o usuário. As intervenções do desenho industrial no produto acabam, inclusive, por otimizar suas funções.  O crescimento e aperfeiçoamento da produção industrial contemporânea aumenta a importância da concepção e acabamento formal dos produtos. Na construção desses, os designers levam em conta valores estéticos que possam ser aliados aos aspectos de funcionalidade do mesmo, permitindo seu melhor posicionamento no mercado. Bens podem se tornar mais desejados apenas com alterações em sua abordagem de desenho industrial. Esse mesmo processo tem tornado os requisitos de projeto cada vez mais complexos, e por isso incentivado o aparecimento de muitas especializações dos designers.

Hoje, pela facilidade que temos através da internet, através de viagens, o design vem se mostrando cada dia mais presente em nossas vidas. Desejamos desde um expremedor de limão com design diferenciado à nossa própria casa que, na maioria das vezes possui um projeto de design arquitetônico por trás de toda a construção. Isso vale tanto para apartamentos, casas, escritórios, lojas, locais grandes a pequenos etc. Os pequenos, inclusive, necessitam ainda mais de peças diferenciadas, pois com o espaço reduzido, tudo acaba ficando cada vez mais a mostra. Não posso deixar de citar o designer de moda, o estilista, cuja profissão é de grande destaque, fazem criações de puro design e dispertam o interessante de milhões de pessoas em todo o mundo. Temos também a gastronomia que, se mostra a cada dia, cheia de criações…pura arte!

Enfim, no meu conceito podemos achar design em tudo hoje. Cada qual com suas funções, formas e não posso deixar de dizer que beleza é, na grande maioria, parte muito importante, pois nossos olhos estão sempre a busca de coisas belas, harmônicas e que de alguma forma vão dar mais vida ao nosso dia a dia!

Fê Drummond

Fonte- Wikipédia.

Anúncios

2 Respostas para “design

  1. Oi, Pessoal!

    Estou me mudando para um apartamento de 2 quartos e queria algumas dicas para escolher e posicionar minha mobília…

    Obrigada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s